Reinhard Flatischler

“Reinhard Flatischler não é apenas um incrível músico e educador – ele é também um grande sábio e curandeiro.”

AIRTO MOREIRA

Reinhard é o fundador da TaKeTiNa, um método incrivelmente profundo e ao mesmo tempo acessível para promover o florescimento humano por meio do ritmo.

Reinhard Flatischler nasceu em 1950, em Viena, Áustria, estudou piano com Bruno Seidlhofer e se graduou pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (MDW). Aos 11 anos fazia concertos de piano, mas era um jovem muito doente (sofria de asma, entre outros problemas) — hoje ele se descreve como tendo sido “uma criança nervosa que nunca conseguia parar”. Depois de ouvir um concerto do grande Ustad Alla Rakha, com 15 anos iniciou uma viagem pelos seis continentes para tentar se curar.

Aprendeu tabla na Índia, passou 3 anos aprendendo buk com Kook So Ho e Lee Ji Young, depois janggu com o legendário músico e xamã Kim Seok-Chul (Coreia), com quem teve sua primeira grande iniciação ao poder transformador do ritmo. Aprendeu taiko no Japão; conga em Cuba, Nova Iorque e Porto Rico; foi aluno de C. K. Ladzekpo (Gana); morou em Salvador, Rio de Janeiro e Recife no começo da década de 80.

Em suas viagens, Reinhard percebeu que os grandes mestres do ritmo haviam transformado suas relações, suas vidas, suas mentes apenas pelo contato frequente com ritmos arquetípicos. Nosso potencial musical é inseparável de nosso potencial humano — ativar um é imediatamente ativar o outro.

Atualmente é membro do comitê científico da International Society for Music in Medicine (ISMM) e co-diretor de pesquisas sobre a influência do ritmo na saúde.

Ouça algumas composições do Reinhard

Reinhard compôs e gravou sete álbuns como líder do grupo Megadrums, que reuniu Zakir Hussain, Glen Velez, Airto Moreira, Leonard Eto, Djalma Correa, Milton Cardona, Aja Addy, Suar Agung, SamulNori, Dudu Tucci, Pandit Arjun Shejwal, entre outros.

Mesmo que não entenda inglês, vale ver pelas cenas dos concertos
Um de seus álbuns mais conhecidos

Recentemente compôs “Waves upon waves” e “Space beyond space”, suítes para orquestra, coral e percussão, que executou com o Coral e a Orquestra Filarmônica de Auckland, na Nova Zelândia.

Em 2013, gravamos uma entrevista de uma hora com ele (ative a legenda em português):

Lembre-se de ativar as legendas no canto inferior direito do vídeo (e na descrição do YouTube há um índice de temas com links)

Leia mais sobre o Reinhard aqui.