Workshops intensivos de TaKeTiNa com Reinhard Flatischler (criador do processo)

reinhard-1440

Reinhard Flatischler não é apenas um incrível músico e educador – ele é também um grande sábio e curandeiro.Airto Moreira

Em abril de 2000 tive a sorte de passar 4 dias com Reinhard Flatischler em um workshop na universidade Anhembi Morumbi. Nove anos depois virei seu aluno, passei por 3 anos de treinamento e tive o prazer de trazê-lo a São Paulo em 2013 e em 2015 para trabalhar com cerca de 250 pessoas de mais de 10 estados do Brasil. Foi um terremoto! Depois de muitos pedidos, é uma grande alegria abrir as inscrições para mais dois intensivos em março de 2017. Ele está muito feliz em retornar!

Essa é a melhor oportunidade para quem deseja experimentar o método e também para quem já fez TaKeTiNa e deseja aprofundar ainda mais, direto da fonte. Se você estava em 2013 e em 2015, será muito bem-vindo — não se preocupe, os ritmos mudam, o grupo muda, os temas mudam.

Faça sua inscrição →


Vídeo recente que fizemos (ative a legenda no canto inferior direito)

Workshops “O poder transformador do ritmo”

Serão dois workshops intensivos de TaKeTiNa com o músico austríaco criador do método há 45 anos. Para participar não é necessária nenhuma habilidade musical. O workshop é aberto a pessoas de todas as idades, profissões e interesses. Se você não souber inglês (Reinhard é austríaco, mas falará inglês), não há problema: teremos tradução do querido Zuza Gonçalves, além de que o grande processo é não-verbal.

Quando: 10, 11 e 12 de março 2017 (primeira turma) ou 17, 18 e 19 de março 2017 (segunda turma). Sexta, das 19h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 19h.

Carga horária: 15 horas.

Onde: Espaço 10×21 | Rua Cotoxó, 321 – Pompeia, São Paulo – SP.

Vagas limitadas: 55 pessoas por workshop.

Valor: 10 parcelas mensais de R$ 115 (no cartão de crédito) ou R$ 960 à vista por depósito bancário.

Se você não mora em São Paulo, há hotéis bem perto: Plaza Inn American Loft (a 700 metros), Holliday Inn Express Sumare (a 1,2 km), Transamerica Executive Perdizes (a 2 km) e Bê Hotel (a 2,3 km). As opções mais baratas de hospedagem são os hostels Garagem da Pompeia (a 900 metros do local) e os da Vila Madalena (todos a 10 minutos de carro do local): Café, Zen, Alice e Namoa.

Escolha a melhor data para você e faça sua inscrição →

  • Reinhard Flatischler

    Reinhard Flatischler nasceu em 1950, em Viena, Áustria, estudou piano com Bruno Seidlhofer e se graduou pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (MDW). Aos 11 anos fazia concertos de piano, mas era um jovem muito doente (sofria de asma, entre outros problemas) — hoje ele se descreve como “uma criança nervosa que nunca conseguia parar”. Depois de ouvir um concerto do grande Ustad Alla Rakha, com 15 anos iniciou uma viagem pelos seis continentes para tentar se curar.

    Aprendeu tabla na Índia, passou 3 anos aprendendo buk com Kook So Ho e Lee Ji Young, depois janggu com o legendário músico e xamã Kim Seok-Chul (Coreia), com quem teve sua primeira grande transformação. Aprendeu taiko no Japão; conga em Cuba, Nova Iorque e Porto Rico; foi aluno de C. K. Ladzekpo (Gana); morou em Salvador, Rio de Janeiro e Recife no começo da década de 80.

    Em suas viagens, Reinhard percebeu que os grandes mestres da percussão haviam transformado suas relações, suas vidas, suas mentes pelo contato frequente com ritmos arquetípicos.

    Atualmente é membro do comitê científico da International Society for Music in Medicine (ISMM) e co-diretor de pesquisas sobre a influência do ritmo na saúde. Compôs e gravou sete álbuns como líder do grupo Megadrums, que reuniu Zakir Hussain, Glen Velez, Airto Moreira, Leonard Eto, Djalma Correa, Milton Cardona, Aja Addy, Suar Agung, SamulNori, Pandit Arjun Shejwal, entre outros. Recentemente compôs “Waves upon waves”, suíte para orquestra, coral e percussão, que executou com o Coral e a Orquestra Filarmônica de Auckland, na Nova Zelândia.

    Neste vídeo recente Reinhard fala um pouco sobre TaKeTiNa:

  • O que é TaKeTiNa?

    Tudo o que dificulta nossa vida se reflete em travas rítmicas, que nosso corpo e nossa mente podem superar usando o ritmo como suporte.Reinhard Flatischler

    Desenvolvida a partir da década de 1970 pelo percussionista austríaco Reinhard Flatischler, a TaKeTiNa é um processo coletivo que utiliza o ritmo para o desenvolvimento humano. Integra ritmos arquetípicos presentes em todas as grandes tradições percussivas (cubana, africana, árabe, brasileira, coreana, indiana) com as recentes descobertas de pesquisas em neurociência, psicomotricidade, musicoterapia, atenção plena, educação sistêmica e teoria do caos. Leia mais…

    Os participantes desenvolvem uma profunda orientação rítmica e também qualidades diretamente benéficas para a saúde física e mental. O processo de transformação começa na roda pela relação com o ritmo e frequentemente se expande de jeitos inesperados para todas as nossas experiências.

    10888720_744036045686122_6560065903787370897_n

  • Benefícios possíveis pela TaKeTiNa

    Na vida cotidiana, a TaKeTiNa pode lhe ajudar a:

    • Relaxar mais profundamente
    • Reduzir ansiedade e necessidade de controle
    • Estabilizar a atenção por longos períodos
    • Ganhar liberdade diante de pensamentos e jogos emocionais aflitivos
    • Aproveitar (em vez de evitar) o caos
    • Usar o fluxo do ritmo para evidenciar áreas de rigidez e fixação
    • Integrar corpo e mente, razão e emoção, atividade e passividade
    • Diminuir o medo de errar e fracassar
    • Agir e viver sem tanto esforço
    • Aprofundar a compreensão sobre autoorganização e inteligência coletiva
    • Descobrir outra linguagem para se comunicar e liderar
    • Criar silêncio e mais espaço em nossa mente e em nossas relações

    Roda de TaKeTiNa com meu professor, Reinhard Flatischler, que criou o método há 43 anos

  • Músicos e artistas também podem se beneficiar da TaKeTiNa para:

    • Improvisar e compor em polirritmias complexas
    • Aprofundar a orientação rítmica e o groove em ciclos e pulsos não convencionais
    • Conectar voz e instrumento com liberdade
    • Criar independência dos vários membros
    • Ensinar ritmo e música com métodos criativos
    • Ampliar presença e comunicação não-verbal
    • Integrar percussão e experiências meditativas
    • Aprender a usar a música como veículo de transformação

    camadas-ritmicas

Se você planeja se tornar um professor certificado, saiba que a próxima formação de 3 anos acontecerá no Brasil e a participação nesses workshops de 2017 contarão como processo seletivo. Em breve teremos mais informações sobre a formação de professores por aqui.

Quer participar?

Inscrições encerradas!

Política de cancelamento

Se você cancelar a inscrição até 10 de fevereiro (um mês antes), receberá reembolso integral. A partir dessa data não haverá restituição, porém é possível indicar outra pessoa.

Apoio e agradecimento

Para fazer tudo isso acontecer conto com a ajuda constante de Patrícia Passoni, Eduardo Amuri, Isabella Ianelli, Bruno Ribeiro, Lu Horta, Ana Thomaz, Fernando Barba, Pedro Consorte, Zuza Gonçalves, Felipe do Amaral, Felipe Junqueira, Guilherme Valadares, Fábio Rodrigues, Leandro Gonçalves e tantos outros que não consigo listar agora.

Esse evento é organizado por mim com o apoio do olugar.org.

É uma alegria poder trazer o Reinhard, acompanhá-lo no surdo durante os workshops e saber que sua presença vai aprofundar nossa exploração coletiva usando o método da TaKeTiNa no Brasil, dando seguimento a essa linhagem milenar de seres que usam o ritmo para ativar nosso potencial humano.

Nos vemos na roda!

Se tiver alguma dúvida, pode me ligar ou escrever: 11 9 9124.0055 | gustavo@olugar.org

Obrigado. Nos vemos em breve. Além de todo o trabalho interno, é sempre uma grande celebração! ;-)

Permalink