Palestra sobre TaKeTiNa e os efeitos do ritmo na saúde (2013)

Nos últimos 20 anos, Reinhard Flatischler vem se reunindo com cientistas alemães para pesquisar os efeitos do ritmo e do método da TaKeTiNa na saúde do corpo e da mente, por meio de mapeamento cerebral (QEEG) e medição da variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

taketina-pesquisas

Aproveitando sua vinda a São Paulo para dois workshops, Reinhard vai oferecer também um mini concerto e uma palestra aberta sobre os resultados das pesquisas e sua experiência sobre a relação humana com o ritmo.

Será dia 13 de novembro de 2013, quarta, às 19h30, no Centro Cultural Hiroshima (Rua Tamandaré, 800 – Liberdade – São Paulo, SP). Todos estão convidados.

Sobre o criador da TaKeTiNa

reinhard-boa-Reinhard_Flatischer_Portrait_swReinhard Flatischler nasceu em 1950, em Viena, Áustria, estudou piano com Bruno Seidlhofer e se graduou pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (MDW). Aos 11 anos fazia concertos de piano, mas era um jovem muito doente (sofria de asma, entre outros problemas) — hoje ele se descreve como “uma criança nervosa que nunca conseguia parar”. Depois de ouvir um concerto do grande Ustad Alla Rakha, com 15 anos iniciou uma viagem pelos seis continentes para tentar se curar.

Aprendeu tabla na Índia, passou 3 anos aprendendo buk com Kook So Ho e Lee Ji Young, depois janggu com o legendário músico e xamã Kim Seok-Chul (Coreia), com quem teve sua primeira grande transformação. Aprendeu taiko no Japão; conga em Cuba, Nova Iorque e Porto Rico; foi aluno de C. K. Ladzekpo (Gana); morou em Salvador, Rio de Janeiro e Recife no começo da década de 80. Aos poucos percebeu que os grandes mestres da percussão haviam transformado suas relações, suas vidas, suas mentes apenas pelo contato frequente com ritmos arquetípicos.

Atualmente oferece intensivos e formações no método da TaKeTiNa na Europa, nos EUA e na Austrália, para o público em geral, para artistas e também em empresas. É membro do comitê científico da International Society for Music in Medicine (ISMM) e co-diretor de pesquisas sobre a influência do ritmo na saúde. Compôs e gravou sete álbuns como líder do grupo Megadrums, que reuniu Zakir Hussain, Glen Velez, Airto Moreira, Leonard Eto, Djalma Correa, Milton Cardona, Aja Addy, Suar Agung, SamulNori, Pandit Arjun Shejwal, entre outros.

Evento já realizado

Se quiser participar de um fim de semana intensivo de TaKeTiNa, por favor deixe aqui seu contato para ser avisado →

Para organizar uma palestra introdutória e workshop intensivo de um fim de semana em sua cidade, fale comigo para entender como trabalho.

Permalink